Doenças Oftalmológicas

Ceratocone

É uma doença não inflamatória caracterizada por um afinamento e abaulamento progressivo e irregular da córnea (forma de cone) resultando na distorção das imagens.

Trata-se de doença progressiva, geralmente bilateral e assimétrica.

O ceratocone geralmente aparece na adolescência ou em adultos jovens e progride até 35 a 40 anos de idade. História familiar está presente de 6 a 8% dos casos.

Os pacientes em estágio inicial podem alcançar boa acuidade visual com uso de óculos. Quando a visão não melhora com óculos, as lentes de contato rígidas ou gelatinosas especiais costumam propiciar boa visão, pois simulam uma nova superfície corneana regular.

As causas para o surgimento do ceratocone são multifatoriais , envolvendo fatores genéticos e ambientais. O ato de coçar os olhos altera a composição das enzimas na córnea, o que reduz em ainda mais sua resistência.

É necessário acompanhamento periódico (mesmo em pacientes com boa visão), pois o ceratocone pode evoluir gradativamente. Para estabilizar a doença, existe um procedimento chamado Crosslinking.

Em caso de não adaptação a lentes ou baixa visão com óculos, pode ser necessário a realização de um procedimento cirúrgico como anel intra-corneano. O transplante de córnea é realizado somente em casos avancados, quando a progressão provoca cicatrizes corneanas ou quando a visão não é satisfatória com os tratamentos anteriores.



Nossa Localização

Endereço: Rua Agnelo de Brito, nº 90, 1º e 2º andar, Edf. Garibaldi Memorial, Garibaldi. Salvador – BA. Cep.: 40210-245.