Cirurgias

Plástica Ocular

A plástica ocular é uma subespecialidade dentro da oftalmologia, que trata dos problemas que envolvem as pálpebras e vias lacrimais, sejam eles de ordem patológica ou estética. Os seguintes procedimentos ou quadros são tratados pelo especialista em plástica ocular

Blefaroplastia 

Consiste na remoção de pele em excesso na pálpebra superior e/ou inferior. Esta cirurgia é indicada para remover o excesso de pele (superior ou inferior) e bolsas de gordura na pálpebra, dando ao paciente uma aparência mais jovial e menos cansada.

Ptose Palpebral 

A ptose palpebral é a queda da pálpebra superior. Ela pode ocorrer por diversas causas, pode acontecer em qualquer faixa etária e ser uni ou bilateral.  Além do comprometimento estético, a ptose pode diminuir o campo visual e trazer distúrbios na visão.

A causa mais comum é involucional ou por desinserção do tendão do musculo elevador da pálpebra superior. O tratamento é cirúrgico e consiste em  reposicionar o músculo para elevar a pálpebra a sua posição normal. Outras causas de ptose são: miogênica (miastenia gravis, distrofia miotônica), neurogênicas (sequelas de derrame, traumas) ou mecânica (tumores). A técnica cirurgica varia conforme as peculiaridades de cada doença.

Blefaroespasmo

O blefaroespasmo é uma doença causa pela contração muscular involuntária da pálpebra e músculos ao redor dos olhos, neste quadro a pessoa pisca o olho involuntariamente. Casos leves podem ser tratados apenas com medicas clínicas. Em casos mais severos é possível realizar o tratamento com injeção de toxina botulínica nos músculos para aliviar ou prevenir o espasmo. Existe ainda técnicas cirúrgicas para casos refratários.

Ectrópio/Entrópio

O Ectropio ocorre quando a borda palpebral está voltada para fora (eversão). Já no entrópio a borda palpebral está virada para dentro (inversão) em direção ao globo ocular. Os sintomas do entropio são mais pronunciados, uma vez que os cílios ficam em contato direto com a superfície ocular, gerando mais irritação.

O tratamento clínico pode ser feito com colirios lubrificantes e pomadas oftálmicas. O tratamento cirúrgico é indicado para correção do entrópio e ectrópio quando os sintomas são importantes e limitam a qualidade de vida e a estética, e também para evitar lesões secundárias como ulceras de córnea



Nossa Localização

Endereço: Rua Agnelo de Brito, nº 90, 1º e 2º andar, Edf. Garibaldi Memorial, Garibaldi. Salvador – BA. Cep.: 40210-245.